Tech Girls empodera mulheres em tecnologia da informação

Programação, empreendedorismo digital e recuperação de lixo eletrônico são abordados em curso gratuito

O ODS 5 – Igualdade de gênero tem seu objetivo muito claro: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. E a Tech Girls desenvolve seu trabalho de forma afiada a essa meta. A organização paranaense procura tornar acessível o conhecimento sobre tecnologia para mulheres autônomas e donas de casa, em geral de comunidades em vulnerabilidade social. Para isso, oferece gratuitamente capacitação profissionalizante e técnica às suas alunas, além da doação de notebooks recuperados.

Trata-se de um projeto socioambiental voltado para a área de educação de tecnologia da informação e tratamento do lixo eletrônico. O objetivo é formar cada vez mais mulheres programadoras, aumentando a participação desse público na área de TI, um setor tão restritamente masculino.

SE LIGA: Confira o Instagram das Tech Girls!

A Tech Girls oferece um curso presencial de três meses que perpassa cinco módulos, do software ao hardware. São abordados aspectos diversos: oficina de arte-lixo eletrônico, empreendedorismo digital, manutenção de notebook, lógica de programação e matemática e desenvolvimento de software. Ao final, mulheres independentes são formadas para um mercado de trabalho em constante aquecimento.

Com a Tech Girls os eletrônicos que iriam para o lixo também ganham vida de outra forma: transformados em bijuterias e artesanato, podem gerar renda para as alunas. Empoderadas com ensinamentos de empreendedorismo digital durante a capacitação, elas podem produzir e vender esses produtos renovados, utilizando do conceito de upcycling, quando, com criatividade, dá-se um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, sem degradar a qualidade e a composição do material.

SAIBA MAIS: ODS 5 – Igualdade de gênero

Além disso, os computadores que se tornariam lixo eletrônico são transformados em equipamentos funcionais e destinados para alunas de baixa renda ao término do curso, mas desde que tenham uma nota satisfatória. Atuando desde 2017, mais de 600 mulheres foram atendidas desde o início do projeto. Além de Curitiba, também ocorrem ações em Florianópolis, Joinville, São Paulo e Taubaté.

Quem se interessou em ajudar pode fazê-lo de algumas formas distintas:

– Se você tem um notebook encostado, saiba como doar aqui.

– Empresas também podem doar seu lixo eletrônico neste link.

– A mulher que quiser ser voluntária pode saber como neste endereço.

ASSISTA: Entrevista com a fundadora da Tech Girls

Aprenda mais na prática sobre os ODS com As Aventuras de Nina!

Compartilhar: