Engajamundo mobiliza jovens para enfrentar problemas
Ação está conectada com o ODS 17 e visa trazer a juventude para ocupar os espaços de decisão
O ODS 17 (Parcerias e meios de implementação) visa fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Na prática, o último dos objetivos de desenvolvimento sustentável busca aglutinar parceiros e formas de colocar em movimento as iniciativas e ideias que vão promover melhorias no ambiente em que vivemos, possibilitando o alcance das metas indicadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um objetivo em si que perpassa os demais e garante a alavancagem em níveis globais dos trabalhos sustentáveis.
São muitas as iniciativas que podem simbolizar o ODS 17. E uma das mais promissoras é aquela que envolve os jovens, buscando fazer com que o futuro possa ser de fato melhor pelas mãos de quem vai herdar este planeta. Um exemplo disso é o trabalho realizado pelo Engajamundo, uma organização de liderança jovem e feita para jovens. A entidade crê na relevância da atuação da juventude para encarar os problemas ambientais e sociais existentes no Brasil e no mundo.
Por meio de formações, mobilização, participação e advocacy (forma prática e ativa de cidadania), o Engajamundo busca empoderar os jovens para que eles ocupem espaços de decisão e possam incidir nos processos políticos. A luta é por uma maior representação da juventude nos processos decisórios, permitindo que os jovens possam articular e lutar por suas demandas.
O Engajamundo foi criado em 2012, após a participação de um grupo de jovens na Conferência da ONU em Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e a percepção que era necessário mais conhecimento e experiência para influenciar esses processos. De lá para cá, a organização já realizou mais de 2 mil formações, atuando em 18 estados brasileiros com cerca de 250 voluntários.
Em mais de 10 anos de grupo, foram registradas mais de 5 mil participações em eventos nacionais e internacionais. Uma das mais recentes foi a presença de 14 jovens do Engajamundo na 28ª Conferência das Partes (COP-28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para debater os impactos das mudanças climáticas e encontrar soluções de adaptação às novas condições vividas no planeta Terra. A organização participa ainda de pesquisas relacionadas ao meio ambiente e mudanças climáticas, identificando essa temática como de grande preocupação da juventude.
A organização é sem fins lucrativos e afirma não ter vínculo com nenhuma empresa ou partido político. O foco de sua atuação é de jovens entre 15 e 29 anos. Anualmente ocorre a Jornada de Voluntários, em que é aberto um processo de entrada na organização, com formações, apresentações dos espaços e de documentos relacionados ao Engajamundo. Para saber mais, clique aqui. O Instagram da organização também conta com bastante conteúdo explicando suas ações, confira em @engajamundo.