Pé de Feijão desenvolve hortas urbanas para empresas
Objetivo é transformar a relação das pessoas com a comida
O combate à fome e a promoção de soluções práticas e responsáveis com o meio ambiente estão totalmente conectadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os itens 2 – Fome Zero, 3 – Saúde-Bem-estar e o 12 – Consumo e Produção Responsáveis são bem claros e ajudam a apontar caminhos positivos na luta por uma sociedade mais justa e cidades mais viáveis.
E uma forma interessante de levar essa temática para as empresas também desenvolverem essa consciência é o trabalho feio pelo negócio de impacto social Pé de Feijão. Seus projetos são voltados à hortas urbanas comunitárias, cujo propósito é transformar a relação das pessoas com a comida, ao mesmo tempo em que promove uma reconexão das pessoas com os alimentos.
Por meio da agricultura urbana, o Pé de Feijão busca gerar engajamento e mobilizar o público participante, com a intenção de que o projeto possa seguir de forma independente. As hortas urbanas são trampolins para desenvolver um projeto contínuo de saúde e bem-estar, promovendo reflexões sobre a alimentação e transformando o seu estilo de vida. É nesse contato com a terra, sentindo o cheiro e compreendendo aspectos do plantio e dos alimentos que permite entender melhor o que estão comendo e o que fazer para preservar esse meio ambiente que dependemos tanto.
A organização trabalha em parceria com inúmeras empresas, montando hortas urbanas por encomenda. A ideia é promover vivências diversas para os empregados, por meio do aprendizado que circunda a temática da agricultura. O Pé de Feijão também organiza cursos online com o tema, a partir da experiência vivida com a pandemia da covid-19 que impediu o contato diário. Além disso, são desenvolvidos inúmeros projetos com professores e escolas, visando levar a temática da produção de alimentos nas hortas urbanas também para as crianças e adolescentes.
Nascido em 2014 com a ideia de aproveitar os espaços ociosos nos topos dos edifícios para a produção de alimentos, o Pé de Feijão foi evoluindo e desenvolvendo inúmeras ações ao longo do tempo e hoje realiza eventos e oficinas relacionados ao tema central que nunca saiu do foco da empresa. O Pé de Feijão oferece dinâmicas diversas para as empresas, com o objetivo também de auxiliar no posicionamento de marca das companhias, incentivando ações sociais não apenas com funcionários, mas também com parceiros de negócio, clientes e a comunidade do entorno.
Já foram desenvolvidos projetos diversos com a Barilla, Porto Seguro, Bonduelle, Azul Seguros, Serasa Experian, SESC, Disney, ESPM, entre outras companhias. Mais recentemente em Osasco (SP), o Pé de Feijão geriu o Projeto Hortas Pedagógicas idealizado pelo iFood em parceria com a Secretaria de Educação e o Departamento de Segurança Alimentar do Município. O trabalho gerou o Manual de Hortas Pedagógicas, que destaca experiências exitosas em duas escolas municipais e é direcionado a gestores públicos e privados.