Educação em direitos humanos move ações do Instituto Aurora
Entidade paranaense desenvolve atividades que promova a justiça e a paz
O ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes versa sobre a necessidade de promover sociedades pacíficas e inclusivas, visando o desenvolvimento sustentável. Os meios para isso são pelo acesso à justiça para todos e a edificação de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas, que ofereçam mecanismos que garantam o bem-estar de todos. Essa luta, enfim, é por direitos humanos, um termo tão pejorativamente atacado e que carrega tantos elementos fundamentais para a dignidade humana se constituir de fato.
Uma entidade que se esforça no trabalho de educar em direitos humanos é o Instituto Aurora. Desde 2017, a organização atua para contribuir para a construção de uma sociedade justa socialmente e livre de preconceitos. O Instituto Aurora desenvolve atividades educacionais e artísticas que buscam incentivar espaços de diálogo para a promoção da paz. Dessa forma, suas ações estão alinhadas com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Conhecer a dimensão dos direitos humanos é missão para o Instituto Aurora, que se propõe a isso por meio das artes, práticas restaurativas e metodologias participativas. A entidade paranaense atua junto a escolas, universidades, instituições públicas, entre outras, por meio de palestras, oficinas, encontros, pesquisas etc. A organização atua com ações em diversas frentes, tais como: educação plural, igualdade de gênero, redução de desigualdades e cultura de paz.
Recentemente, a atuação do Instituto Aurora ganhou maior evidência ao participar de reunião com representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A organização apresentou uma carta de propostas ao governo federal com medidas para fortalecer e propor melhorias para a política pública nacional de Educação em Direitos Humanos (EDH), resgatar órgãos e projetos extintos, atualizar documentos orientadores, aprimorar o monitoramento e a transparência, e incorporar estratégias que respondam aos problemas contemporâneos mais urgentes, caso da radicalização e da violência nas escolas.
A entidade participou em 2023 de diversos eventos de direitos humanos, como a Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul, e foi convidada a participar da Comissão Nacional de Políticas Educacionais em Direitos Humanos do Ministério da Educação.
Curso
O Instituto Aurora está promovendo agora em novembro os encontros do “Diálogos Inter-raciais”, projeto de formação antirracista a partir de rodas de conversa de composição inter-racial. Os encontros serão online e gratuitos e quem participar de quatro datas receberá um certificado de 8 horas, emitido pelo Instituto Federal do Paraná. Saiba mais clicando aqui.
Plataformas
Vale também navegar pelo site que possui diversos conteúdos sobre o assunto. Em destaque, a página Panorama da Educação em Direitos Humanos, com diversos dados a respeito do EDH no Brasil. É possível ainda fazer parte da organização, ajudando de diversas formas. Confira em detalhes clicando aqui.