Jogo de celular oferece educação ambiental de forma interativa
Com tecnologia e diversão, aplicativo permite o mapeamento das áreas verdes de São Paulo
Utilizar a tecnologia para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da natureza e também a reconhecer o espaço onde vivem. Essa proposta, que proporciona maior educação ambiental, está totalmente conectada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é desenvolvida pelo Avant Garden, um jogo de celular eco-amigável que propõe a “captura” de árvores, fazendo com que o usuário interaja com a flora previamente mapeada em diversos pontos de São Paulo. A plataforma permite ainda mapear a arborização de forma voluntária.
Misturando os formatos físico e digital, o Avant Garden propõe uma visão transdisciplinar das áreas verdes urbanas com a intenção de possibilitar a reflexão sobre o meio ambiente dentro das cidades, bem como a sua manutenção como um processo participativo, envolvendo toda a comunidade. A iniciativa Avant Garden tem um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de São Paulo com o objetivo de compartilhar as informações e fotos das espécies identificadas tendo por base o Portal Geosampa, que reúne dados sobre a geografia paulistana.
DOWNLOAD: baixe o app aqui!
A partir dessa plataforma, as pessoas se aproximam do lugar onde estão e se conectam, de forma lúdica e divertida, com a flora e até mesmo a fauna da cidade. Além disso, pode ajudar os profissionais que trabalham na preservação e recuperação de áreas verdes, por possibilitar uma ampliação do mapeamento e de atualizações sobre as árvores.
O projeto Avant Garden tem percorrido os Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo, permitindo que os alunos possam tomar contato com esse universo, transformando o registro de fotos, vídeos e áudios no aplicativo em uma grande brincadeira. Também nos CEUs têm ocorrido oficinas de fotos e vídeo e rodas de conversa e atividades para conscientização de temas como direitos da natureza e cidadania digital. Como resultado das atividades dos alunos, o conteúdo captado faz parte de uma projeção exibida na fachada dos CEUs.
CONHEÇA: os 17 ODS aqui!
Financiada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Promac), da lei de incentivo do Município de São Paulo, o aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS. O app contém sistema interativo de recompensas, desafios, itens colecionáveis e níveis que podem ser transpostos a partir do mapeamento de novas árvores, plantas, flores e áreas verdes com a câmera do celular. Dessa forma, o uso da tecnologia nessa ação promete uma experiência em educação ambiental mais dinâmica e divertida.
O Avant Garden contempla 10 dos 17 ODS: 3 – Saúde e bem-estar, 4 – Educação de qualidade, 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, 10 – Redução das desigualdades, 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, 12 – Consumo e produção responsáveis, 13 – Ação contra a mudança global do clima, 15 – Vida terrestre, 17 – parcerias e meios de implementação,
Para baixar o aplicativo, clique aqui!
Para saber mais sobre o projeto, acesse o Instagram
Saiba mais sobre os ODS de forma lúdica e divertida com a Nina!