O que faz uma marca de moda ser sustentável?

Aposto que você já ouviu falar em moda sustentável, mas o que esse termo significa e como reconhecer uma marca sustentável?

A moda sustentável não é mais um termo distante do nosso cotidiano. Também conhecida como moda consciente e slow fashion, a moda sustentável é um posicionamento e cada vez mais significativa para marcas e consumidores. Mais do que tendência, é necessidade, o planeta pede por mudanças em uma das indústrias mais poluente do mundo.

O ODS 12 visa a produção e o consumo responsáveis e é aí que entram as grandes marcas de moda nacionais e globais e também as pessoas que consomem delas. Hoje, a indústria têxtil é a segunda maior consumidora de água no planeta, responsável pela emissão de 10% de gases-estufa no meio ambiente e de lançar 500 mil toneladas de lixo nos oceanos por ano, de acordo com dados da ONU Meio Ambiente.

Mas então, como reconhecer as marcas que agridem menos o planeta e que podemos confiar que estão fazendo sua parte em busca da moda sustentável? Continue a leitura e descubra!

A complexidade da indústria da moda

A indústria da moda envolve diversos processos fragmentados: a indústria têxtil, do couro, química, de produção de matérias-primas não são exclusivas  da moda, o que torna muito difícil analisar o cenário de impacto social como um todo.  Mas o consumo também causa impactos: somente nos Estados Unidos, 14 milhões de toneladas de roupas são jogadas fora por ano. No Brasil, são mais de 4 milhões.

Portanto, há muitos rumos que a pesquisa e que a mudança para que caminhos mais sustentáveis sejam trilhados pelo mundo fashion. De acordo com relatório da Research and Markets, o mercado de moda sustentável deve passar de US$ 6,3 bilhões em 2019 para US$ 15,2 bilhões de dólares até 2030.

Como reconhecer uma marca sustentável?

Há diversas maneiras de uma marca se identificar como sustentável. Ao analisar seu site na internet, é importante perceber qual a posição dessa marca frente ao impacto no meio ambiente. Procurar por relatórios anuais e se atendem aos objetivos dos acordos internacionais.

5 dos pontos que podem ser observados para analisar se a marca é sustentável são: impacto social; reaproveitamento de materiais; economia de água; redução de emissões e proteção animal. Se a marca deixa claro e comprova que se esforça em um ou mais desses pontos, ela está ajudando para uma indústria fashion mais sustentável.

Quer ver mais exemplos de como você pode ajudar no ODS 12, produção e consumo responsáveis? Assista ao episódio de “As Aventuras de Nina“!

Compartilhar: